A Prainha, perto do centro de Aquiraz, é famosa pelas boas ondas para surfe e pelo artesanato. No centro de rendeiras, é possível acompanhar a produção dos artigos em renda, como colchas, toalhas e roupas, e comprá-los a preços interessantes.

Prainha oferece muitas opções de bares e restaurantes que servem principalmente peixes e frutos do mar, especialidades da cidade. Durante o dia, as barracas de praia servem os tira-gostos ideais para acompanhar uma cervejinha gelada: casquinha de siri, camarão e caranguejo.

Embora a AERA tenha sido criada recentemente (maio de 2007), a Escolinha de Surf e Body Board, Sand Board e Kite Surf existe há mais de quatro anos, realizando, durante este período, oito campeonatos e cinco campanhas ecológicas na Prainha, a partir do incentivo e colaboração de empresários e empreendedores locais.

Aquiraz : Dos tempos de capital cearense, ficaram a Igreja Matriz e o Museu Sacro de São José de Ribamar. A igreja foi construída no século 18 com traços barrocos e ainda hoje guarda itens originais como as portas almofadadas, os afrescos da capela-mor (dizem que é obra de índios catequizados) e o púlpito de madeira lavada.

Porto das dunas
Distante 5 km de Prainha, Área com ocupação disciplinada e presença de grandes equipamentos voltados para o lazer e o turismo, enriquecida por belas mansões, pousadas e hotéis. Local onde se localiza o complexo turístico Beach Park, uma das principais atrações do Ceará. Trata-se do maior parque aquático da América Latina, contando, entre outros, com serviços de bar, restaurante, equipamentos para práticas de esportes náuticos, buggys e ultra-leves.

Riviera golf ressort
Situado no município de Aquiraz, distante 5 km da casa, o Aquiraz Riviera é um empreendimento turístico e imobiliário estabelecido em uma área 285 hectares dos quais 1800 metros estão de frente para a praia de Marambaia e 58 hectares são áreas de proteção ambiental. O campo de golfe com 35 hectares foi projetado por Donald Steel e possui atualmente nove buracos, mas tem projeto para outros nove. Conta ainda com Driving Range de 325 jardas, Putting Green com 1.300 m2, Chipping Green, quatro lagoas e Club House.

Engenhoca Parque
um passeio interessante para os pequenos (se é que alguém será capaz de tirá-los da piscina ou da praia) é o Engenhoca Parque Ecoeducativo, no antigo engenho da Cachaça Colonial. O casario recém-restaurado abriga bar, restaurante e museu. As opções de lazer são incontáveis: trilhas, visita a ruínas jesuíticas, fazendinha, mini-horta, arvorismo, tirolesa, passeio de caiaque...

Passeo de buggy
As dunas de Aquiraz são umas dos mais conhecidas do litoral cearense. Chegar aqui e não fazer um passeio de buggy é praticamente impossível. Há diferentes rotas partindo desse pequeno litoral e outras dicas que são importantes para todos os turistas. Conhecê-las vai evitar que você tenha dor de cabeça ou deixe de ver algum lugar lindo!